Buscar
  • Camilla Matos

Dicas de Lavagem: Como cuidar das peças que você ama



Você já ouviu a frase "Compre menos, escolha bem, faça durar"? Ela é da Vivienne Westwood, um dos maiores nomes da moda desde a década de 70 e grande ativista da moda sustentável. Eu amo essa frase, pois ela me remete não só a forma com que escolhemos nossas roupas, mas a maneira com que cuidamos delas. Isso, pra mim, significa voltar a dar valor à todo o trabalho e recursos utilizados para que esta peça existisse, além de resgatar uma afetividade com as nossas roupas que se perdeu nas últimas décadas, principalmente por termos mais produtos disponíveis e com preços mais baixos.


E é pensando nesse cuidado que eu resolvi falar um pouquinho sobre uma das dúvidas mais recorrentes das nossas clientes, desde o início da marca: como eu faço pra lavar a minha Shieldmaiden? Aí vão algumas dicas de lavagem pra cada um dos materiais que nós utilizamos nas nossas peças:


Malha de algodão orgânico (como das camisetas Quitéria, Aoife e do vestido Clara):


Posso colocar na máquina de lavar? SIM! As malhas de algodão orgânico se comportam de forma semelhante ao algodão convencional. Só é muito importante ter cuidado com o calor, tanto da água quanto da secagem - o calor encolhe as fibras de algodão, podendo deformar ou encolher as peças. Por isso, recomendamos lavar sempre com água em temperatura ambiente ou morna e secar sempre de forma natural.


Falando em secagem, a exposição ao sol muito forte pode acelerar o processo de perda de cor das peças. Por isso, se você quer manter a sua peça com aquela cor de roupa novinha por mais tempo, evite deixar sua peça no sol!


Malha com PET reciclado (como as camisetas Lagertha Mescla e Aoife Botonê)


Apesar de ser uma alternativa mais sustentável em relação ao poliéster normal, as fibras feitas de PET reciclado também apresentam o mesmo ponto "contra" que qualquer fibra feita de material plástico: ao lavar essas peças, as fibras acabam se quebrando e se tornam micro-plásticos, aquelas partículas minúsculas que acabam poluindo as águas e o solo.


Pra evitar que essa quebra das fibras aconteça, é importante seguir algumas destas dicas (que farão com que a sua peça dure mais também):


Pode lavar na máquina?PODE! A sua peça não corre o risco de estragar, mas a melhor alternativa pra evitar a formação de micro-plásticos é sempre lavar à mão. No caso do poliéster, o calor acaba sendo um vilão ainda maior: a água quente e o calor da secagem aceleram (e muito) o processo de quebra das fibras, o que danifica o tecido e gera poluição.


Também é importante utilizar um sabão neutro ou que não tenha cloro, pois esse produto danifica bastante as fibras.


Tecido de modal, liocel e seda (da calça Blenda e da saia Pagu)


As três fibras que compõem este tecido são de origem natural e são biodegradáveis! Ele é um material com aspecto super delicado e leve, e por isso requer um certo cuidado na hora de lavar.


Estas peças até podem ir na máquina de lavar, porém recomendamos utilizar um daqueles saquinhos para roupas delicadas, não misturar com peças muito pesadas e usar um sabão neutro.


Tricôs de lã ou algodão


Podem ser lavados na máquina, porém NÃO PODEM RECEBER QUALQUER TIPO DE CALOR! No caso da lã, o calor faz com que ocorra um processo de feltragem, que vai deixar a peça bastante rígida. No algodão, a sua peça com certeza irá encolher caso seja lavada em água quente. Ou seja, antes de ligar a máquina de lavar, certifique-se que a mesma está programada para não usar água quente, e sempre seque a sua peça naturalmente, em posição horizontal (o peso da água pode deformá-la na posição vertical).


Em ambos os casos, também recomendamos utilizar um saquinho para lavagem de roupas delicadas, pois a fricção com outras peças dentro da máquina pode soltar as fibras (principalmente as de lã, que são feitas de forma artesanal).


E é claro, caso você tenha um tempinho sobrando, uma lavagem à mão com sabão neutro é sempre mais segura :)


Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente aqui!



0 visualização

© 2023 by Life Etc. Proudly created with Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon